segunda-feira, 30 de abril de 2012

O mistério da tatuagem errada

O mistério da tatuagem errada - que não é a da Madonna - começa na aula de espanhol, o piá engraçadão ao lado:

- Legal sua tatuagem. É o RJ, né? Essa estrela aí no meio.

- Não, que eu saiba, mas sim, é o Cruzeiro do Sul, porque eu sou do Sul.

- Legal! Mas é sim, na Bandeira do Brasil é o RJ. Muito legal. Só que tá ao contrário, né.

E se vira calmamente para a professora.

Minha cabeça ferveu. Naquele momento de uma segunda-feira, às 20h, pensando en español, paniquei e minha mente escureceu quanto à lembrança da posição de tal constelação no céu, em relação à minha própria cabeça. E eu pensei 'droga, o espelho me enganou esse tempo todo, não é possível!'.

Cheguei em casa esbaforida e já pensando no laser para trocar a estrela de lugar. Mas antes, a internet, google it, eu fui lá e googuei o Cruzeiro do Sul. Apareceram as duas maneiras, da estrela intrometida se intrometendo dos lados direito e esquerdo. E a da bandeira do Brasil, o que poderia ser uma boa referência, só que não, estava ao contrário da minha. Como assim? Por que, Minha Nossa Senhora das Tattoos, eu haveria de descobrir só depois que a ordem dos fatores altera sim o produto?

Água com açúcar e umas sete pesquisas depois, com pelo menos duas fontes confiáveis, descobri que o meu CS está na posição que eu o vejo daqui da superfície terrestre, e então tá tudo certo. Por outro lado, ele aparece virado na Bandeira do Brasil porque foi feita com base no Planisfério Celeste, do astrônomo brasileiro Pereira Reis, que mostra como se a gente estivesse olhando de fora da esfera celeste, lá do outro lado do céu! Simples.

Eu o tatuei porque sou do Sul, vim para o Rio e como eu sempre gostei da constelação, desde criança, achei uma boa forma de sempre me lembrar do caminho casa. É só segui-lo. Além de cada estrela representar um membro da minha família. Já o piá da aula de espanhol se baseou na bandeira, onde ele representa os estados da BA, SP e MG em relação ao RJ, mas a referida estrela menor, no caso, é o ES.

Enfim... No Facebook ninguém lê explicações muito longas.  A gente é muito imediatista e às vezes demora um pouco mais que 140 caracteres para contemplar os mistérios do Universo. Ou das histórias da vida.

Nenhum comentário: