quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sobre a Copa no Brasil

Assim como em outras, que nem foram aqui, sempre me manifestei sobre o que estava ocorrendo, afinal minhas lembranças da Copa do Mundo sempre foram boas.
Ao contrário do que vejo muita gente falando, quando o Brasil ganhou para sediar a Copa, eu até gostei. Gostei porque adoro futebol e realmente acreditei que alguma coisa mudaria. Hoje as pessoas falam que o povo deveria ter protestado naquela época e não às vésperas da Copa, mas se ainda tínhamos esperança, protestar para quê? A Copa seria um indício de crescimento, desenvolvimento, melhorias. Não dava para prever tamanha corrupção. Claro, não sejamos ingênuos, sabíamos que haveria, mas não todo esse absurdo que estamos presenciando aí. Mas então também não celebremos nossa memória curta.
A minha revolta começou quando percebemos que NADA do que fora outrora prometido saíra do papel. Somente os estádios. Nem o metrô até a Barra, nem o Galeão, para comentar os básicos. Os custos dos estádios foram todos superfaturados. Como assim? Ninguém é capaz de prever realmente algum custo? Claro que sim, mas a corrupção aproveita os momentos de bobeira da população e dá desculpas grossas e absurdas. Entubemos.
Está tendo copa e está sendo sensacional.
Consegui comprar ingresso para ver Espanha e Chile, a princípio pela data, sem ainda saber que veria este jogaço. Quando recebi os ingressos, cheguei a ensaiar um dilema: participar da roubalheira, e ainda pagando caro para isso? Participei. Fui egoísta o bastante para realizar meu sonho de infância. Só quem viu a Copa de 82 e depois a de 86 sabe bem do que estou falando. Só quem não tem mais pai ou mãe ou alguma pessoa querida que amava Copa do mundo sabe do que estou falando. Minha mãe era muito animada e adorava as festas da Copa. Quando o Brasil ganhava um jogo, ela colocava a gente no carro e saíamos dar uma volta pela Marechal até a Batel, só para buzinar e acenar para as pessoas. E isso era incrível para uma criança. Diversão inocente e garantida. Meu primeiro sonho era ver o Brasil campeão, realizado finalmente em 94. Chorei muito. Era um grito que estava preso por três Copas anteriores. Foi demais.
E então resolvi aproveitar o meu momento Copa do Mundo. E ainda por cima no Maracanã. "Fala sério, pai! Tô aqui!" Adorei o jogo, a organização. Pensei até em participar ainda mais, levando um cartaz para o gato do Piquet: "I'm crazy but you like it!"
E agora sigo torcendo para que o Brasil seja campeão. E aí ouvi gente dizendo que o Brasil não pode ganhar, porque aí  não vai ser legal. A Dilma vai ser reeleita etc e tal. Oi? A roubalheira já foi feita, a Copa já é um sucesso e agora o problema será se o Brasil ganhar? O Brasil tem mais é que ganhar sim, dar o hexa de presente para o seu povo sofrido, como um trunfo após tudo que não conquistamos com a Copa. E o povo brasileiro é um show à parte, merece o prêmio sim.
Agora quanto às Olimpíadas... só no Rio... sei não... mas aí é outra história. Deixemos mais para frente. Uma coisa de cada vez. Um degrau de cada vez, como disse Felipão. 
Agora vou terminar o meu trabalho porque amanhã é feriado integral no Rio, por causa do jogo no Maraca (França x Alemanha sensacional!) e ainda por cima tem jogo do Brasil (x Colômbia)!!
Tem como não amar Copa do Mundo no seu país?

Nenhum comentário: