quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O sonho acabou?

Por que será que a dor inspira muito mais que a alegria?
A história está aí para comprovar que os maiores escritores, poetas e afins sofriam de amores, de problemas de saúde e afins.
Também é incrível como tudo pode mudar na questão de um momento. Basta um momento e tudo vira de pernas para o ar.
Será que buscamos isso?
Eu confesso que quando tudo está muito bem, como estava, eu fico me perguntando se mereço, o que fiz para merecer tanta felicidade, tanto sucesso. Aí me lembro de uma citação do mestre Dadi Janki, de Yoga que diz: "Por que eu deveria perder a minha auto-estima olhando para as fraquezas dos outros? Isso seria como pegar o lixo do vizinho e trazer para dentro de casa. Em vez disso, ajude o outro a limpar aquele lixo. Agora é a hora de ascender. Preste atenção em assimilar as virtudes. Deixe de lado o hábito de pensar sobre os outros. Isso drena o poder e desperdiça energia. Permaneça na consciência espiritual e quem quer que venha na sua frente receberá paz e entendimento."
Eu penso muito nisso e medito, na força e no poder de que eu mereço sim, e que posso ajudar as pessoas com essa minha consciência espiritual.
Mas mesmo assim, lá no fundo eu fico preparada porque acho que alguma coisa ruim vai acontecer a qualquer momento. Fico sofrendo por antecipação, que nem peru de Natal.
O pior de tudo é perceber que temos razão. Quando tudo está perfeito, tudo realizado no ano que acabou de passar, dinheiro no bolso, saúde para dar e vender. Sucesso profissional, o que mais uma pessoa poderia querer? Lealdade talvez. Descobrir segredos tardios faz mal. Mentiras sustentadas por anos a fio faz mal. Descobrir essas coisas faz muito mal. Faz refletir sobre esse estado de felicidade plena, que pode ser rompido a qualquer momento.
Como dizia o poeta "o paradoxo é uma característica do ser humano. Real e impulsivamente uma parte do nosso eu quebra o estado de felicidade, rompe com o equilíbrio e por não suportar a coisa boa, traz para cada um de nós uma cota de infelicidade, como se esta infelicidade viesse restaurar a culpa e reparar o dano."
É por isso que os laços se partem, os afetos se desfazem e os sonhos acabam.

2 comentários:

joshua disse...

Molto bonno questo blogue! PALAVROSSAVRVS REX!

Unknown disse...

Ai... preoculpei-me! espero que esteja bem....

beijocas