terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ignorance is bliss

Desde a primeira vez que ouvi essa música do Ramones, amei. Tradução direta: Ignorância é benção. Eu, que sempre me achei muito espertinha, refleti muito sobre essa frase, mas já era tarde demais para mim.

Realmente não saber das coisas traz muito menos exigências, mais paz de espírito, mais tranquilidade. Tentar entender esse mundo, buscar a verdade e o conhecimento só traz sofrimento e depressão.

Era muito mais fácil acreditar em Deus quando criança, naquele deus bonzinho demonstrado nos livros da Catequese ou nos estudinhos bíblicos de fim de semana. Acreditar que vamos morrer e alcançar a vida eterna num lago plácido, ao lado do bom velhinho barbudo e sereno (Deus, não o Papai Noel, mas também serviria) é um dádiva e nos faz querer viver bem direitinho, só para garantir um lugar no céu. O mesmo vale para os muçulmanos radicais que (juram) terão 30 (trinta, TRINTA!!! ou mais, dependendo do saldo da bomba-colete) virgens (VIRGENS!!!) esperando por eles, logo após a detonação. Para mim, nem precisa muito, se eu tivesse a garantia que iria encontrar minha mãe, todos meus parentes e amigos no céu e ter à disposição um freezer da Haagen-Dazs (sou facinha) por toda a eternidade, poderia pensar em uma bombinha no congresso. Mas não. Já sei que não tem sorvete e que tenho muitos amigos que nem querem se encontrar comigo no céu. Dizem que o inferno é mais divertido.

Esses tempos vi um vídeo caseiro, gravado dentro de uma comunidade, onde uma mulher bem simplesinha e desdentada afirmava categoricamente que o Evaldo (?) disse para ela que se não votar na Dilma, acaba com o bolsa família. E a eleição dessa mulher tá garantida. Ela nem vai mais esquentar com isso, porque no seu mundinho minimalista, basta votar na Dilma para a vida dela continuar boa como está. Não há questionamentos, não há dúvidas. Não há violência no seu feicibuqui. O Evaldo falou, tá falado. E o assunto e os problemas acabaram.

Outro dia, alguém me falou que uma conhecida não queria tirar o passaporte, porque nunca iria viajar mesmo. Existe algo mais fabuloso do que não sentir vontade (saudade) de viajar para bem longe? Realmente, se nunca foi a Paris, como saber o que significa Paris? Eu sofro imensamente de não poder ir a Paris todo o ano, toda semana, todo dia!! Meodeos, por quê?? Por que me deixaste ir a Paris, e descobrir o quanto é bom??

Vou nem falar sobre filosofia, champanhe ou trufas brancas.

E escrevendo aqui, descobri que essa frase é de um poeta Inglês, Thomas Gray (1716-1771): Ode on a distant prospect of Eton College. Lindo, transcrevo/traduzo a dita parte, para reflexão:



To each his sufferings: all are men,                         Para cada um o seu sofrimento: todos são homens,
            Condemn'd alike to groan —                                 Condenados igualmente para lamentar -
      The tender for another's pain,                                  A ternura pela a dor do outro,
            Th' unfeeling for his own.                                        A insensibilidade pela sua própria.
     Yet, ah! why should they know their fate,              
Ainda assim, ah! Por que eles devem saber o seu 

            Since sorrow never comes too late,                         destino,   
            And happiness too swiftly flies?                              Se a tristeza nunca chega tarde demais,
      Thought would destroy their Paradise.                        E a felicidade muito rapidamente se vai?   
      No more;—where ignorance is bliss,                     Pensei que iria destruir seu Paraíso.
            'Tis folly to be wise.                                        
     Não mais; - onde a ignorância é benção,        
                                                                                                   É loucura ser sábio.

    

Nenhum comentário: