quinta-feira, 8 de abril de 2010

"RIO, mas também posso CHOVER"

(de Macalé)
Estou emocionada.
Emocionada de chorar mesmo.
Acabei de voltar do posto da Guarda Municipal do Rio, em Botafogo, onde fui deixar minha pequena contribuição para essa enorme tragédia que minha cidade - adotada de coração - está passando.
Vou deixar de lado meu tom crítico, irônico, não vou falar de política, dos responsáveis, nem nada disso.
Quero só deixar registrado esse lado emocionante que o povo guarda lá no fundo. Ele pode ser mal educado, pode ser ignorante, pode ele mesmo jogar lixo no chão e construir casa nas encostas proibidas dos morros. Mas quando um desastre acontece, ele é o primeiro que está lá. Junto, ajudando.
Eu me senti pequena hoje. Ontem, limpei meu guarda roupa, tirei coisas que eu gostava e até usava, mas não precisava realmente. Peguei todos os edredons e cobertores que estavam sobrando e levei tudo. Minha meta de alimentos não perecíveis foi o valor de um sapato que comprei semana passada. Duzentos reais. Eu me senti pequena, porque como posso comprar um sapato de duzentos reais se, com um pouco menos que isso, eu comprei:

- 20 kg de arroz
- 10 kg de feijão
- 10 kg de açúcar
- 5 kg de farinha de mandioca
- 12 litros de leite
- 5 pacotes de pão
- 4 pacotes com 8, de papel higiênico
- 6 litros de óleo
- 2 kg de Nescau

Eu não estou querendo fazer propaganda do que eu fiz. Não tenho nem motivos para isso, não sou candidata a nada nesse mundo, a não ser a ser feliz. Quero é mostrar para as pessoas, como nossa noção de dinheiro às vezes se atrapalha. Não custa nada, pegar cem reais que um casal gasta num bom jantar e revertê-lo. Se todos fizerem a sua parte para ajudar o sofrimento alheio, esse sofrimento diminui. E SEMPRE, não somente quando uma tragédia dessa magnitude se abate a pessoas ao lado de onde moramos.
A natureza está se revoltando, e não é só com a baixada e a Zona Norte. Não há como saber o que ainda está por vir.
É muito triste perder as coisas conquistadas com o suor do trabalho. É muito feliz ver que existem pessoas que se dedicam e fazem esse mundo cão valer a pena.



Um comentário:

Unknown disse...

Foi até melhor ter encontrado vc antes de ler o post.... deu para entender com o coração... beijos