domingo, 4 de novembro de 2007

Meu Paraná, meu tricolor!

Futebol também é um tema presente em minha vida desde sempre. Meu pai, meus primos, tios eram boca negra. O antigo Colorado, agora Paraná Clube. Uma resposta a altura à cultura racista coxa branca, vulgo Coritiba F.C. Explico. O Coritiba era/é um time de elite do futebol paranaense desde sua criação. Tal elite do sul, colonizada por alemães, poloneses e todos os tipos de galegos possíveis, não admitia pessoas afro-descendentes em seus times. Assim foi apelidado coxa-branca, por razões então óbvias. O Colorado/Paraná Clube por sua vez admitia quem jogasse bem, fosse preto, branco ou xadrez. Apelidado portanto de boca negra. Bons tempos em que o estádio gritava BOOOOCAAAAAA!!!
Enfim, rivalidade e explicação elucidadas, escrevo porque o meu time, glorioso de humildade, pobre de recursos, juntou-se ao Pinheiros e formou o grande Paraná Clube que, a fim de não deixar morrer a honra boca negra, está lutando no seu limite para não cair, depois de 13 anos, à segunda divisão do futebol brasileiro!!!! Ao passo que o Coxa está voltando à primeira.
E eu como mulher, quero dizer que estou sentindo uma coisa estranha, daquele tipo da tpm, que angustia. A gente sempre torce mas mais ou menos, claro comemora, vibra. Mas não se desespera diante de uma derrota qualquer; sabe que existem N coisas mais importantes no mundo para se preocupar. E nós nos preocupamos primeiro com elas. Porém chega um momento em que você para para pensar e vê seu time agonizando na zona de rebaixamento e vê que aquilo tudo é real. Aquele desespero, aquela dor existem, estão ali no fundo do coração do brasileiro e da brasileira que parece ter no sangue a genética da bola rolando. E como se não bastasse o fim do ano com toda aquela carga de fim de ano, ainda temos que arranjar tempo para fazer a figa necessária para transformar o cenário de cada time.
Pena é que para cada time na zona do rebaixamento, existem milhões de pessoas chorando a mesma mágoa desta paranista aqui. Talvez seja a nossa vez de passar por isso. Tomara que um dia seja a dos são-paulinos. Eles merecem. Ah, os 'coxa' também mereceram.
Mas então, já que ainda há esperanças, vamos lá:
olê olê olê,
olê olê olá
eu sou do tricolor
tricolor do PARANÁ!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou com vc nessa figa.
Afinal, como vc mesma sempre diz: Todo coxa é meio paranista e todo atleticano é meio paranista.
Eu sou Paranaense e fico triste pelo PR só tendo 3 times capazes de estar na elite do futebol, perder um deles, seja ele o que for.
Não morro de alegria pelo Coxa ter subido, mas já deu de segundona para nós aqui.