quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Quero ser normal em Curitiba!

Realmente, agora que não moro mais em Curitiba há quase três anos, posso dizer que Rita Lee tem razão. Quando uma pessoa de fora, principalmente de cidades maiores como São Paulo, Rio e Porto Alegre, chegam na cidade, enxergam uma normalidade exagerada na capital do meio-ambiente. GentE!! Curitiba é uma fofa!!
Estive lá agora no feriado e fizemos um churrasquinho básico no sábado. Fui comprar as coisas no Wallmart, entreguei meu cartão de crédito para a caixa do supermercado, que educadamente me pediu: A senhora poderia me emprestar sua carteira de identidade, por favor? Só Curitiba mesmo para pedir a identidade das pessoas. O que é o certo, claro, com tantos roubos por aí. Mas em lugar nenhum, ninguém pede. Ninguém quer nem saber de nada, passou, comprou, deu lucro, para que conferir?
O trânsito é outro ponto que me chamou atenção. Calmo, tem congestionamento sim e muito! Mas todos dirigem a 50 km/h e todos dirigem a 50 km/h!! Tipo ninguém reclama, buzina nem nada! O limite de velocidade nas vias rápidas (sim, todos chamam de via RÁPIDA, não sei mais por que) da cidade é de 60 km/h. Para não correr riscos de multas, o curitibano anda a 50. E fica tudo bem, diferente do caótico trânsito carioca. Também porque curitibano se for reclamar no trânsito vai pedir licença e depois dizer obrigada. Falando baixo para não chamar a atenção. E param no sinal vermelho! Em todos! De dia, de noite, de madrugada! É muito fofo... Sem falar na limpeza da cidade que continua impecável e invejável!
E por fim, fui apresentada a um FUNK – um tanto quanto irônico – curitibano que retrata muito bem algumas manias do povo do leitE quentE, além do sotaquE. É muito engraçado, talvez um pouco caricato, mas pura realidadE.

Confiram no vídeo (com som) e atentem para:

* Dog com duas ‘vina'
* As ‘guria’ de topetinho
* Quentão na Praça Osório
* A areia cinza e dura de Matinhos e Caiobá
* O povo é meio frio e duro (para não dizer mal-educado)
* Faz muito frio e pouco sol: aqui até rolou uma piada que Curitiba tem poucos judeus porque eles não podem confiar no esquema pôr-do-sol a pôr-do-sol, porque se o sol nunca aparece, eles morreriam de inanição no Yom Kippur. Fala sério!
* Penal
* E claro: leitE quentE dá dor nos ‘dentE’ – e o problema com plural é fato (até a Grazi Massafera mandou ‘uns beijo’ esses dias)





AMO Curita, é a minha cidadE!!
Mas eu sou carioca, não dá!!!
Hehehe!

3 comentários:

Unknown disse...

HAHAHAHHAHAHAH, Muito engraçado isso!! É basicamente um tour virtual por CWB!!! para não dizer Cultural!!! Faltou o passeio público! hahahahaha

E tipo, Curitiba sempre foi fofa! É aquele tipo de cidade que pensa que é grande só pq as outras do Estado são muuuuito pequenas!!! hahahaha...

Beijo para a Curitibana Carioca!

Anônimo disse...

HUOAhOUhouahOHAO gataa... Curita é fodástica mesmo, mas tenho que te atentar a um porém.. HUAOHaouhoU

TRANSITO AQUIIIIII..HAHAHAHAHA... ERA FERIADO POR ISO NÃO ESCUTOU OS VAI SE F..... E OUTROS PALAVRÕES TÍPICOS dos estressadinhos curitibocas.. heheheheh...

Mesmo assim, e eu muito mais com o pezinho em Sampa do que aqui te digo... cidadezinha que tem seu charme né? ;) rsrsrsr

Beijoooooooo com saudadeeeeeEEEEEE...

Dá pra vir quando eu estiver por aqui dá? rsrsr

=*

Anônimo disse...

Fofo esse teu post isso sim.
Mas sou obrigada a concordar com a Angel... o trânsito tá péssimo. E é tão pequenina p/ tanto carro. Humpefe!
Bjs